quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

TOMBAMENTO: uma medida de proteção do Patrimônio Histórico de Silvânia (Bonfim).

    
    A Prefeitura Municipal de Silvânia, no ano de 2004, governo Gilda Naves, foi responsável pelo tombamento de quase 50 itens em nosso município, entre eles prédios públicos, casas de particulares, monumentos, bustos, praças, igrejas, entre outros. Isso quer dizer que tais elementos estão protegidos legalmente e isto se dá em razão de serem considerados bens de relevante valor histórico e artístico municipal. Esta proteção é realizada municipalmente e nas Igrejas de São Sebastião e do Bonfim, também estadualmente.
    Desta sorte, cumpre esclarecer alguns mitos acerca do tombamento, por exemplo sobre a alienação do imóvel, a qual é expressamente permitida e não prejudica o proprietário, entretanto, é importante lembrar que uma vez alienado um imóvel tombado, este continua tombado e sua preservação cabe ao novo proprietário.
    Sobre reformas e ampliações, também são expressamente permitidas, desde que sejam atendidas às características originais do imóvel, sobretudo no que tange às fachadas e itens mais importantes.
    Nesse sentido, vale salientar o importante trabalho de preservação realizado por alguns proprietários, como por exemplo, o casarão situado à Rua Santo Antônio, nº 145, Qd. 29, Lt. 65. Hoje aos cuidados da Sra. Sandra, a qual sempre fez questão de manter a identidade do imóvel e coordenou a reforma que fielmente atendeu às características originais do imóvel. Nossa administração parabeniza a proprietária.
    Por fim, deixamos nossa administração à disposição, neste caso representada pela Secretaria Municipal de Cultura, para quaisquer esclarecimentos ou apoio, teremos prazer em recebê-los e orientá-los.
    Nossa história deve ser preservada, a identidade de cada um é representada pelas marcas que temos do passado que construiu nossa cidade.
Silvânia, 02 de fevereiro de 2012.
Carol Ribeiro
Secretária Municipal de Cultura.

“E para que não se nulifique, carcomido pelo tempo, todo esse passado brilhante e ingênuo, cumpre propagá-lo, surpreendê-lo na própria inocência e guardá-lo no coração para repeti-lo à prosperidade”
Americano do Brasil.